• Pedro Ivo Neves

Não comeces um processo de emagrecimento sem antes ler este artigo

Atualizado: Fev 7


Emagrecer de forma saudável e definitiva não é restringir alimentação e fazer exercícios físicos exagerados. Aliás o foco na restrição alimentar e no exercício físico torna este processo num sofrimento pouco efetivo a médio ou longo prazo. Quando restringes passas para a mente um caracter de processo temporário. Então, assim que atinges o objetivo, o peso que determinaste que querias atingir, todo o processo termina... Objetivo atingido.

Quando se recupera o peso emagrecido surge uma sensação de incapacidade e frustração e cada vez fica mais difícil emagrecer.

E porque será que a maior parte das pessoas que fez cirurgia bariátrica volta a engordar?


Porque elas mantêm o mesmo padrão de pensamentos e sentimentos que originou o ganho de peso e não permitiu o emagrecimento natural.


Emagrecer definitivamente tem um objetivo e um método diferente. Começa por resolver os desafios emocionais que originaram o ganho de peso e boicotam o emagrecimento. Em simultâneo, principalmente quando se passou por várias tentativas de emagrecimento, há que restabelecer a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de fazer escolhas conscientes canalizando de forma correta as novas necessidades emocionais.


Estas mudanças criam um novo padrão de pensamento e a busca consciente pela mudança de hábitos alimentares, alimentação saudável e os exercícios adequados à condição física de forma a se obter o máximo de resultados com o menor esforço no emagrecimento. Esta busca cada vez mais consciente do que emocional torna o processo prazeroso, eficaz e duradouro .

Como começar?

  1. Define o que realmente queres ser em relação ao teu físico e peso. Lembra-te que o valor peso é uma métrica e não o objetivo em si. O objetivo deve representar uma nova forma de estar na vida com saúde, prazer, energia e alegria.

  2. Imagina como te vais ver, sentir, o que vais dizer de ti mesmo e ouvir os outros dizerem. Imagina como se já tivesses emagrecido, como se já tivesses atingido o resultado. Percebe teus novos hábitos e os que deixaste pelo caminho.

  3. Cria uma convicção absoluta de que vais atingir o teu objetivo até pela importância que tem para ti essa mudança. Os resultados do passado não determinam o teu futuro. Eles servem como aprendizado para repetires os acertos e fazer de forma diferente o que correu menos bem. Os erros fazem parte do sucesso uma vez que nos mostram como não fazer, apenas isso.

  4. Torna este processo urgente e prioritário. Tempo é uma questão de prioridade. Se não alocares tempo agora para cuidares da tua saúde, da tua energia, tua aparência, tua disponibilidade física e mental vais ter de arranjar tempo para cuidar da tua doença. Lembra-te que a obesidade é uma doença crónica inflamatória e um fator de risco para contrair outras doenças.

  5. Estabelece por escrito um compromisso contigo mesmo quanto ao cumprimento do plano. Tudo que é importante deve ser escrito, datado e assinado. Não é assim que costumas fazer com os compromissos importantes? Torna este o processo mais importante que tens em mão. Dele depende muita coisa: A tua saúde, o teu trabalho, o acompanhar e brincar com os teus filhos e até talvez a tua vida.

  6. Age em conformidade com o teu compromisso. Estabelece períodos do dia em que te dedicarás a isto. Sê coerente. Mantem-te focado na compensação.

  7. Adota uma atitude positiva. Não permitas qualquer dúvida. As dúvidas minam os nossos processos. Colocam-nos na defensiva e faz-nos sentir vitimas. Isto é o que menos queremos. Queremos é ser donos do processo e de forma consciente. Atitude positiva dá-te resiliência e alinhamento emocional facilitando e de que maneira todo o processo.

  8. Faz coisas que te deem satisfação como passeios, dança, jogos, leitura, ouvir música, etç de forma a canalizares de forma mais eficaz as tuas necessidades emocionais;

  9. Move-te. Não se consegue resultados diferentes fazendo as mesmas coisas e da mesma maneira. Faz caminhadas, todos os dias pelo menos 45 minutos a 1 hora. Vai aos poucos te desafiando. Caminhar é muito importante principalmente pelo facto de que caminhar inicia um conjunto de processos que fornecerá uma química corporal/neural que contraria a química resultante do stress do dia a dia.


Se precisares de ajuda entra em contacto comigo. Adere ao plano de emagrecimento que farei especialmente para ti em função da tua personalidade, teus desafios, gatilhos sabotadores, etc.. 

Terei todo o prazer em acompanhar-te nessa transformação.

Em parceria com a nutricionista Paula Clemente e a Personal Trainer Ana Ricardo disponibilizamos-te um grupo de emagrecimento que gerimos com muita dedicação e carinho. Para mais informação clica aqui. 

Deixa-me saber se este post te ajudou. Podes fazê-lo mais abaixo.
Vê também informação sobre mim e sobre hipnoterapia e terapias.
Sê Feliz Otimista Determinado e Abundante.

Abraço
Pedro Neves


1,124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Para marcação de hipnoterapia online pessione aqui.

Atendimento presencial em consultório nas clinicas abaixo indicadas.

Para questões queira por favor preencher o formulário nesta página ou entre em contato pelo WhatsApp ou email indicados mais abaixo .

Obrigado.

Pedro Neves

BioMed - Medicina Integrativa

Edifício Panoramic,

Av. do Atlântico 16

Piso 4, 4.02

1990-019 Lisboa

BeLive - Cowork Terapeutico

Rua Rodrigues Sampaio, 76 - 1º andar

1150-281 LISBOA ​

Unique Smile - Clinica Médica e Dentária

Rua Tomás da Fonseca nº40
1600-258 Lisboa | Portugal

Marcação por

Email:  atendimento@pedroivoneves.com

Marcação por WhatsApp:

  • Facebook
  • Instagram