• Pedro Ivo Neves

Hipnoterapia como impulsionador da capacidade de realizar e superar

Atualizado: 29 de Dez de 2019

No teu plano pessoal para 2020 quais as acções que tens em vista para garantires que o vais concluir com sucesso?



Nas próximas linhas vais perceber porque falhamos na realização de muitos dos nossos objectivos.


Quando traçamos objectivos que nos levem para um nível diferente do que estamos quer seja em saúde, em relacionamentos, no emprego, finanças, etc., esses objectivos exigem muitas vezes a mudança de hábitos tal como deixar de fumar, comer melhor, fazer desporto, etc. e muitas vezes também nossas crenças relacionadas.


Ora, por um lado nossos hábitos e crenças fazem parte da nossa identidade e estão ligados a uma área profunda da mente chamada subconsciente. Há uma resistência grande à mudança da nossa identidade.


Por outro lado toda a mudança implica esforço e dedicação. Nossa mente não foi originalmente criada para nos superarmos. As funções mais importantes e que hierarquicamente tomam controlo de nós estão destinadas a garantir a nossa sobrevivência e reprodução. Então nossa mente não colabora com exercícios onde gastamos energia. Aí surgem os medos ou aparecem-nos razões para desistirmos. Eles não são nada mais do que invenções da mente para nos levar a poupar energia. Assim nos acostumamos a ficar na nossa Zona de Conforto. Temos a ilusão de que estamos seguros nessa zona de conforto e o pior é que não conseguimos evoluir enquanto permanecermos nela.


Na camada mais superficial da mente, a nossa mente consciente, reside a função “Força de Vontade” e nós nos agarramos com unhas e dentes a ela. Infelizmente a força de vontade funciona como uma bateria e ao final de algum esforço ela enfraquece... É quando começamos a pensar coisas como "hoje mereço comer aquele doce... trabalhei muito", "Hoje preciso fumar... irritaram-me, para a semana é de vez e deixo de fumar". Percebes agora porque normalmente começamos uma dieta no início da semana e de manhã que é quando nossa Força de Vontade está mais carregada e que 4a ou 5a feira já começa a ficar muito dificl manter a mesma motivação e porque é mais dificil a motivação de noite? Como a cada esforço para restringirmos gastamos da força de vontade também as dietas mais restritivas são as menos eficazes.


Então a força de vontade apesar de ser muito importante para nos motivar no inicio de um processo ela mostra-se inapropriada para reprogramar nossos hábitos e crenças. No entanto tais mudanças continuam a ser necessáris para atingirmos os nossos objectivos. Qual será então a solução?


Quando nossa mente subconsciente percebe ser importante para nós uma ideia ela própria se alia ao processo de forma a evitar nossa perda de energia. Nosso Sistema de Activação Reticular é programado para nos tornar mais evidentes as oportunidades de concretizar tal ideia e a um comando do subconsciente nossas glândulas se alinham para atingir um objectivo quando este está realcionado com a nossa saúde.


Mas como mostrar ao subconsciente que algo é importante? Entre a parte consciente e subconsciente da mente existe uma função denominada Factor Critico que só deixa passar para o subconsciente aquilo que está de acordo com a programação já existente.


Haverá como driblar esse factor critico e aceder directamente ao subconsciente instalar nela uma sugestão ou ideia que seja importante para nós? Existe sim e a isso se chama hipnose.


Hipnose é um estado natural humanos que acontece várias vezes ao dia. Por exemplo a hipnose acontece quando:

- recebemos uma sugestão ou ideia de uma autoridade. Isto acontece porque fomos habituados a aceitar como corretas as sugestões de pais, padres, médicos, etc.

- repetimos a ideia ou sugestão com emoção. Através da repetição constante de uma ideia ou sugestão positiva ao longo de vários dias seguidos com um elevado nível de emoção e confiança no resultado, a mente percebe que é importante e se empenha em fazer acontecer.

- expressamos gratidão. Quando com emoção expressamos nossa gratidão por algo a mente percebe que esse algo é importante para nós e tenderá a agir no sentido de fazer acontecer mais vezes. Uma vez que a mente não percebe a diferença entre imaginário e o real um método que é usado para mostrar à mente que algo é importante é imaginar com os todos os detalhes que esse algo já aconteceu e manifestar gratidão por ter acontecido. Isto é muito usado no desporto mas não só.


No entanto a ferramenta adequada para reprogramar nossas crenças e hábitos e conseguirmos atingir nossos objectivos é a hipnoterapia. Ela nos oferece mecanismos de desbloqueio emocional e em seguida num ambiente mais adequado a instalação das novas ideias e sugestões gravando-as e aliando-se ao processo e isto é o que nos leva mais facilmente à superação.


Escreva mais abaixo suas questões ou contribuições.

22 visualizações

Para entrar

em contacto

Se tiver perguntas ou para agendamento queira por favor preencher o formulário nesta página ou entre em contato comigo pelo Whatsapp ou email. Obrigado.

Consultas em:

Estrada chão de meninos, N.º25

São Pedro de Sintra

2710-196 Sintra

BeLive - Cowork Terapeutico

Rua Rodrigues Sampaio, 76 - 1º andar

1150-281 LISBOA ​

Unique Smile - Clinica Médica e Dentária

Rua Tomás da Fonseca nº40
1600-258 Lisboa | Portugal

Marcação por 

Email:  atendimento@pedroivoneves.com

Marcação por WhatsApp:

  • Facebook
  • Instagram